O câncer de garganta pode ser qualquer tipo de tumor que se desenvolva na laringe, faringe, amígdalas ou em qualquer outra parte da garganta.
Câncer de laringe, como o nome diz, afeta a laringe, que é o local onde se encontram as cordas vocais.
O câncer de faringe surge na faringe, que é um tubo por onde o ar passa desde o nariz até os pulmões.
Sintomas
Ressalto que os sintomas podem variar de acordo com a localização do tumor, como por exemplo, se estiver mais próximo à região da laringe, podem surgir alterações na voz.
Já se estiver mais próximo à faringe, pode haver dificuldade para respirar. Outras formas de manifestação da doença são:
Caso manifeste algum desses sintomas, busque orientação médica.
Tratamento
O tipo de tratamento para câncer de garganta vai depender do estágio em que a doença se encontra. Se estiver no início é possível realizar uma cirurgia para retirada do tumor sem outros tipos de tratamento.
Já se estiver em estágio avançado, pode ser necessária a combinação da cirurgia com outros tratamentos como quimio ou radioterapia.
Prevenção
Com hábitos saudáveis é possível evitar o desenvolvimento de uma doença. Com o câncer de garganta não é diferente. Listo a seguir, alguns fatores de risco que podem ser evitados:
A infecção por HPV também é um dos principais fatores que desencadeiam câncer de garganta. O vírus pode ser transmitido através do sexo oral desprotegido. Ou seja, o uso de preservativo é essencial.