Câncer de Garganta
Câncer de cabeça e pescoço é o nome que se dá ao conjunto de tumores que se manifestam na boca, na faringe e na laringe, entre outras localizações da cabeça e do pescoço.
É o câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral.
Prevenção
Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral, e outras atitudes como estas, diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca.
Fatores de risco
- Tabagismo.
- Consumo regular de bebidas alcoólicas.
- Exposição ao sol sem proteção representa risco importante para o câncer de lábios.
- Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de boca.
- Infecção pelo vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de orofaringe.
Sintomas
- Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
- Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
- Nódulos (caroços) no pescoço;
- Rouquidão persistente;
- Dificuldade de mastigação e de engolir.
- Dificuldade na fala.
- Sensação de que há algo preso na garganta.
Tratamento
Na grande maioria das vezes é cirúrgico, tanto para lesões menores, com cirurgias mais simples, como para tumores maiores. O cirurgião de Cabeça e Pescoço é o profissional que vai avaliar o estágio da doença. Essa avaliação, associada a exames complementares determinará o tratamento mais indicado. A radioterapia e a quimioterapia são indicadas quando a cirurgia não é possível ou quando o tratamento cirúrgico traria sequelas funcionais importantes e complicadas para a reabilitação funcional e a qualidade de vida do paciente.
O câncer de garganta se refere a qualquer tipo de tumor que se desenvolva na laringe, faringe, amígdalas ou qualquer outra parte da garganta.
Câncer da laringe: afeta a laringe, que é o local onde se encontram as cordas vocais. Saiba mais sobre este tipo específico de câncer;
Câncer da faringe: surge na faringe que é um tubo por onde o ar passa desde o nariz até aos pulmões.
Sintomas
- Dor de garganta ou de ouvido que não desaparece;
- Tosse frequente, que pode ser acompanhada de sangue;
- Dificuldade para engolir ou respirar;
- Alterações na voz, sem causa aparente;
- Perda de peso sem razão aparente.
Estes sintomas variam de acordo com o local afetado pelo tumor. Assim, caso o câncer se esteja desenvolvendo na laringe, é possível que surjam alterações na voz, já se for apenas notória dificuldade para respirar, é mais provável que seja câncer na faringe.
Tratamento
O tratamento para o câncer de garganta varia de acordo com o grau de desenvolvimento da doença, no entanto, geralmente é iniciado com cirurgia para retirar o máximo de células cancerígenas. Assim, nos primeiros estágios da doença é possível que seja possível tratar completamente o câncer apenas com a cirurgia.
Dependendo do tamanho do tumor, o médico pode retirar apenas uma pequena parte do órgão afetado ou precisar removê-lo completamente. Dessa forma, pessoas com câncer na laringe, por exemplo, podem ficar com sequelas após a cirurgia, como alteração da voz, por perda de uma grande parte do órgão onde se encontram as cordas vocais.
Já nos casos mais avançados, normalmente é preciso combinar outras formas de tratamento após a cirurgia, como a quimio ou a radioterapia, para eliminar as células que ainda ficaram no corpo, especialmente em outros tecidos ou nos gânglios linfáticos, por exemplo.
Fatores de risco
- Uma das principais causas de desenvolvimento de câncer na garganta é a infecção por HPV, que pode ser transmitido através do sexo oral desprotegido.
- Ser fumante;
- Consumir bebidas alcoólicas em excesso;
- Fazer uma alimentação pouco saudável;
- Estar exposto a amianto;
- Ter uma higiene dentária fraca.