Câncer


O que é?

Nosso organismo é formado por uma enorme quantidade de células com funções diferentes e que trabalham de forma organizada.
Em um corpo saudável, elas crescem, se dividem, morrem e são substituídas de maneira controlada, em um processo natural chamado divisão celular.
Mas quando essas mesmas células sofrem algum tipo de alteração no DNA e passam a se dividir e se reproduzir de forma descontrolada é que surgem os problemas.
Esse crescimento desenfreado resulta em um agrupamento de células, que pode causar a origem de uma massa, conhecida popularmente como tumor.
Mas nem todo tumor é considerado câncer. Existem dois tipos: os benignos e os malignos.

Tumores Benignos

Se forma a partir de células muito semelhantes às normais, que não se multiplicam tão rapidamente e não são capazes de migrar para outros tecidos. Neste caso, na maior parte das vezes, em uma cirurgia o tumor é removido e o paciente já pode se considerar curado.

Tumores malignos

O diagnóstico do câncer só acontece quando as células alteradas crescem de maneira desenfreada, tornando-se malignas. Elas podem se soltar dos tecidos e até migrar para outras partes do corpo, por meio da circulação sanguínea ou do sistema linfático (uma rede de vasos que se distribuem pelo corpo). Quando a doença atinge diferentes órgãos, chama-se de metástase.

Tipos de Tumores

can_ico4can_ico4h
can_ico1can_ico1h
can_ico3can_ico3h
can_ico2can_ico2h
Free WordPress Themes, Free Android Games