Setembro Verde e o incentivo à doação de órgãos
27 de setembro de 2021Câncer de Garganta
25 de março de 2022Melanoma é o nome dado à forma mais grave de câncer de pele. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo e possuir diferentes sintomas e características. Existem vários tipos de melanoma, aqui, eu selecionei os principais e defini suas aparências físicas, possíveis causas e sintomas.
Melanoma Extensivo Superficial
Esse é o tipo mais comum de melanoma e, como o nome diz, acomete a parte mais superficial da pele. Mas, ele pode se espalhar para áreas mais profundas. Suas características visíveis são manchas de cor marrom ou marrom-clara na pele, ou pontos vermelhos, brancos, pretos ou azuis.
Esse tipo de melanoma está relacionado com a exposição ao sol em excesso e sem filtro solar. Pessoas com pele mais branca, ou seja, com menos melanina, devem tomar cuidado ao se expor ao sol. Tanto que o maior número de incidência desse tipo de melanoma ocorre nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, justamente onde há mais descendentes de imigrantes europeus.
Melanoma Acral Lentiginoso
O Melanoma Acral Lentiginoso manifesta-se através de manchas pretas ou marrons na região palmar (palma das mãos), plantar (na planta do pé) e subungueal (embaixo das unhas). Ele possui crescimento relativamente acelerado em comparação com os outros tipos, se expandindo de maneira horizontal na pele.
A maior incidência desse tipo de melanoma se dá em afrodescendentes e asiáticos. Aqui no Brasil, existem muitos casos nas regiões Norte e Nordeste. Esse melanoma destaca a importância de avaliarmos toda a superfície da pele nos exames/autoexames, pois, ele se dissemina em lugares não muito observados da pele, como embaixo das unhas, por exemplo.
Melanoma Lentigo Maligno
O Melanoma Lentigo Maligno cresce horizontalmente na pele antes de atingir camadas mais profundas da mesma. Este é o tipo de melanoma mais raro e uma das principais causas é a exposição ao sol de forma excessiva. Trata-se de uma mancha ou área irregular da pele de cor marrom clara/escura ou preta.
Geralmente, acomete indivíduos idosos e tende a ter um crescimento lento nas áreas mais expostas ao sol, como face, orelhas e a parte superior do tronco.
Melanoma Nodular
O Melanoma Nodular é o segundo tipo mais frequente de melanoma. Também é um dos mais agressivos, por possuir crescimento acelerado, além de acometer pessoas de todas as idades. Ele inicia como um nódulo e cresce rapidamente e sua coloração pode variar entre enegrecido, azulado, acinzentado, marrom, vermelho, ou rosado.
Esse tipo de melanoma pode se manifestar em qualquer parte do corpo (inclusive regiões menos expostas ao sol), mas, a face e o tronco geralmente são as áreas mais envolvidas.