Oncologista Dr. Rodrigo Ughini Villarroel participa de Simpósio nos EUA
19 de fevereiro de 2020Novo tratamento de imunoterapia para câncer de bexiga
24 de fevereiro de 2020O cigarro é o produto cancerígeno mais usado por mulheres e homens e é a principal causa de mortes prematuras evitáveis no mundo. O álcool não fica muito atrás. Essa substância também pode contribuir para o desenvolvimento de um câncer.
Fumo
Quando um cigarro é aceso, são liberados mais de 50 compostos cancerígenos capazes de provocar tumores malignos nas pessoas. Segundo o médico oncologista do Instituto do Câncer – Hospital São Vicente de Paulo, Dr. Rodrigo Ughini Villarroel, cerca de 30% dos casos de câncer diagnosticados são causados pelo cigarro. “Das mulheres e homens que desenvolvem esse tipo de câncer, 85% a 90% são fumantes ativos, ex-fumantes ou fumantes passivos”, explica. O cigarro também está associado aos tumores malignos na boca, faringe, seios da face, esôfago, estômago, pâncreas, laringe, traqueia, rins, bexiga e colo uterino.
Álcool
O abuso de álcool está ligado ao câncer de fígado, de esôfago, de mama e aos tumores malignos que se instalam nos órgãos da cabeça e do pescoço. Conforme o oncologista, caso ele seja consumido com o cigarro, potencializam-se os efeitos do fumo. “Como a maioria dos alcoólatras fuma, a possibilidade de desenvolver câncer é maior”, revela o oncologista.
Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo
O Dia Nacional de Combate às Drogas acontece anualmente em 20 de fevereiro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a dependência em drogas lícitas ou ilícitas como uma doença. O uso indevido dessas substâncias é um problema de saúde pública e preocupa o mundo inteiro.